Padre Simão Rodrigues, SJ


Simão Rodrigues (Vouzela, 1510 - Lisboa, 1579) foi o primeiro jesuíta português, um dos membros do grupo fundador da Companhia de Jesus, liderado por Santo Inácio de Loyola, e o primeiro Provincial de Portugal.

Estudou no Colégio de Santa Bárbara em Paris, enquanto bolseiro da Coroa Portuguesa, onde conheceu Inácio de Loyola, Francisco Xavier e outros fundadores da Companhia de Jesus. Em 1539, D. João III convidou os jesuítas para virem ajudar na cristianização das conquistas portuguesas, após lhe ter chegado notícias da atividade intensa da nascente Companhia em Itália. Francisco Xavier e Simão Rodrigues foram os escolhidos para seguir para Lisboa, cidade à qual chegaram em 1540. Francisco seguiu viagem, em 1541, para a Índia, enquanto Simão ficou em Portugal, por desejo do Rei, para expandir no país a nova Ordem. Em 1546 foi nomeado por Santo Inácio como primeiro Provincial da Província portuguesa.

Fundou um dos primeiros colégios jesuítas do mundo, o Colégio de Santo Antão (Mouraria, Lisboa), que começou a receber alunos no início de 1553. Já antes, em 1542, tinha promovido a abertura de um colégio universitário e centro de formação de jesuítas em Coimbra. Este estabelecimento viria a desempenhar um papel fundamental na formação de jesuítas que depois seguiriam para as colónias portuguesas na Índia, Brasil, África, etc. Faleceu em 1579 na Casa Professa de São Roque (Lisboa).

O empenho e compromisso pela educação de todos foi uma das grandes paixões de Simão Rodrigues, como de tantos outros jesuítas e leigos inacianos ao longo da história. Foi por esse motivo que quisemos que a nossa Associação tivesse o seu nome.